Marcas Populares x Marcas Próprias

Os mercados estão apostando cada vez mais na marca própria porque o varejo percebeu em períodos de crise,que as pessoas se permitem experimentar e procuram itens mais baratos.
Comparativo: marca própria x marca de terceiros

Vantagem Competitiva:
Obtenção de maiores margens de lucro.
Possibilidade de licencimento da marca.
Produtos marca própria trazem o apelo do menor preço, devido a menores custos de comunicação e marketing,(Nielsen).
Desenvolvimento de fidelidade do consumidor.Pesquisa…
Como os consumidores percebem os produtos de marca própria?
Quais são os fatores mais representativos, na decisão de compra de um produto de marca própria?Marcas própria Calcenter:
Vantagem Competitiva:
Geralmente possui preço tabelado e limitação de cores e modelo,
Falta de liberdade na divulgação dos produtos.
Valor estipulado de mark down.
Maior segurança de retorno positivo, porém mais difícil o crescimento.
Possui maior reconhecimento do público.
Maior sensibilidade por parte do consumidor às variações de preço.
Menor margem de lucro.

Identificar a estrutura socioeconômica dos consumidores de marca própria.
Compreender se existe valorização dos produtos de marca própria pelos consumidores.
Quais as variáveis que estão relacionadas com o consumo de produtos de marca própria.
criar produtos competitivos e exclusivos que respondam às expectativas do consumidor, desde que invistam em produtos com recursos adequados, apoio de merchandising e, principalmente, compromisso com a qualidade e confiabilidade.
é menos vulnerável a concorrência
Marca própria
Marca de terceiros:
Liberte e Gabriela
maior participação em vendas e volume de compra.
Havaianas, Iceberg e Vertus maior obtenção de margem.

Nike e  Penélope menor margem.
Melhor giro: Summer
Moleca e Iceberg

Fonte: Controladoria de Compras Calcenter – Dados 2014
Fonte: Controladoria de Compras Calcenter – Dados 2014
Comparativo: marca própria x marca de terceiros – 2015
Maiores participações vendas:
Liberte, Gabriela e Summer.
Melhor margem
: Havaianas, Iceberg e Vertus.
Melhor giro
: Moleca, Summer e Olympikus.

“As informações de que os clientes dispõem o ajudam a tomar uma decisão mais sábia. Antes de ir à loja, ele faz pesquisas em sites de comparação de preço. Nas redes sociais, ele expressa sua satisfação ou insatisfação com o tratamento que recebeu ao comprar”.

As lojas de departamentos e hipermercados, como Renner, Riachuelo, C&A e Carrefour, ‘descobrem’ que calçados e vestuário permitem obter rentabilidade maior que a de outros produtos. Assim, dedicam atenção ainda maior ao segmento, intensificando a concorrência. 90% dos produtos que comercializam têm marca própria, o que lhes permite mais competitividade e rentabilidade. “O apetite fica cada vez maior pelos ganhos que a operação permite”, explica Marcos Gouvêa de Souza.

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05/01/2017